Show

O show TecTecBaratinha visa o público infanto-juvenil, com duração de uma hora e trinta minutos, na qual são abordados ritmos tradicionais do carnaval brasileiro como marchinha, frevo e samba. Temas infantis e temas universais como a natureza, a alegria e o povo, são explorados com finalidade sócio-educativa. Esta proposta visa criar interatividade em tempo real entre o público infantil e a apresentação musical através do recurso tecnológico.

O show é executado da seguinte maneira: primeiramente a banda faz uma apresentação prévia de um ritmo específico, como, por exemplo, o samba. Enquanto isso, a equipe do MídiaLab identifica voluntários para produzir a música junto da banda. Para isto, a equipe distribui controles wiimote para os participantes. Os controles possibilitam simular instrumentos como cuíca, xocalho, surdo, apito, tamborim, berimbau ou alfaia, dependendo da escolha dos voluntários.

Deste modo, os espectadores passam a fazer parte da banda, executando a melodia simultanenamente. Além de entreter os foliões, esta atividade trabalha sua percepção rítmica, sua sociabilidade, sua interação e sua desibinição. Durante o TecTecBaratinha, conhecimentos musicais são experimentados de modo lúdico.

O show interativoé composto pela banda e pelas crianças presentes na platéia, proporcionando a este último grupo a possibilidade de participar ativamente do espetáculo através do uso do wiimote, dispositivo não convencional de interação.

O carnaval interativo, assim, mistura instrumentos reais, como baixo, bateria e guitarra, aos instrumentos virtuais simulados. As crianças podem manipular em tempo real, durante a performance da banda, os instrumentos virtuais através de controles wiimote. Cada wiimote está associado a um instrumento virtual simplificado, que reproduz os timbres do instrumento escolhido. Esta característica possibilita que pessoas que não têm conhecimentos técnicos aprofundados de instrumentos musicais possam executar melodias facilmente. Esta propriedade do sistema interativo pode ser definida como abstração simplificada de instrumentos.

A abstração simplificada de instrumentos visa incluir as crianças presentes no local como integrantes da banda. O show pode ser dividido em duas etapas: apresentação da banda e interação com o público. No primeiro momento a banda toca canções de carnaval, e  demonstra como os wiimote são utilizados. Desse modo, a banda visa incitar a participação do público enquanto os wiimote são distribuidos para as crianças que estão dispostas a participar.

Depois que os controles são distribuídos, as crianças são divididas em grupos. Esta divisão é feita tendo como critério o instrumento escolhido pelo voluntário. Em seguida, os integrantes da banda ensinam as crianças a tocar o instrumento  em consonância com o grupo.  No segundo momento a banda performa músicas de fácil interação a fim de incluir as crianças na produção de som. Deste modo, cada participante tem um papel importante, na composição do som que caracteriza o instrumento escolhido e no senso de música enquanto grupo.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: