MidiaLab

Os links a seguir apresentam exemplos de trabalhos desenvolvidos no MídiaLab em 2010:

http://www.wikinarua.com/

http://ciurbi.wordpress.com/

A produção do laboratório está inserida na complexidade da produção artística contemporânea. O MídiaLab foi fundado em 1989 com a denominação de Laboratório de imagem e som. Passou posteriormente a envolver também investigações com as tecnologias de realidade virtual, mista, ampliada e cíbrida, na produção de arte computacional, para os meios de comunicação cultural computacionais. A produção artística integrou desde seu início o trabalho colaborativo com outras áreas de conhecimento, como a tecnologia e a ciência da computação. Até hoje participam das produções realizadas anualmente alunos da graduação e pós-graduação, assim como interessados da comunidade em geral, por meio de cursos e oficinas de criação presenciais e a distância.

Os projetos do MídiaLab já receberam prêmios nacionais e internacionais. Destacamos os concedidos pelo edital Rumos Arte Cibernética de 2009, que premiou dois recentes trabalhos: Tijolo Esperto e IdAnce: pista de dança interativa.

Um exemplo de trabalho artístico criado no laboratório é owww.artsatbr.unb.br. O Artsatbr possui como interface a cartografia da Terra, e pode ser considerado como um espaço de participação onde pessoas do mundo todo podem enviar, pelo computador ou celular, em tempo real, imagens, vídeos, sons e texto, informando a situação do planeta Terra e seu meio ambiente. Além disso, é possível acessar, em tempo real, imagens das principais queimadas que estão ocorrendo no planeta, através de informações enviadas por um satélite. Um vídeo sobre o trabalho está disponível no seguinte endereço:http://www.youtube.com/watch?v=5lMb9KdqIcI

O laboratório conta com a participação de estudantes do programa de pós-graduação em Arte, linha de pesquisa em arte e tecnologia, que trabalham em diferentes propostas envolvendo a criação de animação, vídeos para celulares, arte computacional, dispositivos não convencionais de interação, entre outros.

 

Ficha técnica da equipe do MidiaLab

 Amanda Priscilla Moreira bacharel em Artes Plásticas pela Universiade de Brasília. Desenvolve trabalhos em Arte e Tecnologia desde 2006.  Sua pesquisa principal A pesquisa é sobre Realidade Aumentada. Amanda participa do projeto “GameArt para CyberTV” (consorciado do projeto WIKINARUA) e Bolsista de programa de iniciação científica.

Camille Venturelli Pic graduanda em Publicidade e Propaganda pelo IESB de Brasília. Realiza websites e design de interface. Participa da equipe do MídiaLab Laboratório de pesquisa em arte e realidade virtual da UnB. Participou do projeto Ciberiternvenção Urbana Interativa, premiado pela Funarte edital conexão artes visuais 2010. Participou como monitora das exposições de arte e tecnologia no Museu Nacional da República. Paralelamente é equitadora de cavalos, encantando os animais, tendo como proposta relacionar o MídiaLab com a natureza.

Claudia Loch é doutoranda Arte & Tecnologia no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa em arte e tecnologia. É integrante do Laboratório de Pesquisa (LABart) da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), e do grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq. É Bacharel em Artes Visuais pela UFSM (2007). Integrante do Mídialab da Universidade de Brasília (UnB). Aluna especial do mestrado no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGART/UnB). Artista premiada no Salão de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, com a participação de sete obras incluídas no acervo do Museu de Arte Contemporânea (MARCO).

Francisco de Paula Barretto é estudante do Mestrado  em Arte & Tecnologia no Programa de Pós Graduação em Arte na Universidade de Brasília (PPG-Arte UnB), trabalhando o tema do artista programador e as aplicações de IA no processo composicional. Graduado em Ciências da Computação, desenvolve trabalhos em Arte & Tecnologia desde 2008. Sua principal pesquisa trata de Computação Musical, Composição Algorítmica e Inteligência Artificial. Participa do projeto “Visão Computacional para CyberTV” (consorciado do projeto WIKINARUA) como analista e desenvolvedor. É bolsista de apoio técnico do CNPq.

Ronaldo Ribeiro da Silva é bacharel em  Artes Plásticas pela UnB. Trabalha com Arte e Tecnologia desde 2005. Participou da exposição de arte “Humano-pós-humano” no CCBB organizado pelo MídiaLab em 2005. Desde 2006 trabalha no  MídiaLab do Instituto de Artes da UnB, no qual já participou de vários projetos de Arte e Tecnologia. Sua pesquisa trata de sistemas de inteligência artificial, especialmente aqueles de estilo mais simbólico e intuitivo, além de jogos eletrônicos e sistemas de interação. Gosta também de fazer ilustrações e atualmente está se aperfeiçoando em animação e modelagem 3D para jogos.

Suzete Venturelli é doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris I, em 1988 e o um dos mestrados em Histoire de l’Art et Archeologie na Université Montpellier III -Paul Valery, França, em 1981, com a dissertação Candido Portinari: 1903-1962. Desde 1986 é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília. Participa de congressos e exposições com ênfase na relação da Arte com a Ciência da Computação e Tecnologia de Comunicação. Publicou os livros Arte: espaço_tempo_imagem, pela editora da Universidade de Brasília, em 2004 e Imagem Interativa, em 2008, em conjunto com Mario Maciel. Sua produção científica, tecnológica e artística envolve a Arte Computacional, Arte e Tecnologia, Realidade Virtual, Mundos Virtuais, Animação, Arte digital, Ambientes Virtuais e Imagem Interativa.

Victor Valentim é estudante de graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista do projeto Wikinarua. No MídiaLab, desenvolve pesquisa de iniciação científica em sistemas interativos musicais, com a professora Suzete Venturelli. Desde 2007, é desenvolvedor e ativista do software livre, para produção de música interativa com tecnologias acessiveis à baixo custo. Atualmente, desenvolve uma trilha sonora para o jogo tecnológico “NeoTamoio”, para CyberTV plataforma openGINGA e celulares. Paralelamente desenvolve trabalhos de música contemporânea e eletroacústica.

 

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: