Grupo Jenipapo

O grupo musical Jenipapo é influenciado pela diversidade da música brasileira, além de vertentes originais de outros países. As composições musicais do Jenipapo são o resultado da junção de diversas estéticas musicais como samba, baião, maracatu, frevo. Estes ritmos brasileiros se misturam com ritmos afro-cubanos como funk e reggae, resultando em uma particular expressão musical.

Jenipapo foi formado em meados de 2006. O grupo se destacou em festivais realizados em Brasília, venceu no X FINCA (Décimo Festival da UnB). No I FEMUG (Primeiro Festival de Música do Guará) o grupo ganhou o prêmio de melhor arranjo musical. Jenipapo também foi selecionado duas vezes para concorrer ao Festival de Música da Arpub (Associação das Rádios Públicas do Brasil), e suas composições são apresentadas na Rádio Nacional. Em 2009 o grupo se apresentou na Esplanada dos Ministérios em comemoração ao dia do trabalhador, um evento promovido pela CUT. Inaugurou o projeto “Terça Arte”, realizado no Teatro dos Bancário de Brasília. Em 2010 se apresentou no evento “Brasília Outros 50” realizado no complexo da Funarte, em comemoração ao aniversário da cidade. Além disso o grupo realizou shows em diversas cidades do Centro-Oeste, como Goiânia, São Jorge (na Chapada dos Veadeiros), Olhos d’agua (na tradicional Feira do Troca). O grupo também se apresentou em Palmas-TO no projeto “Som no Campus” na Universidade Federal de Tocantins.

Vale ressaltar que o grupo realiza diversas iniciativas culturais visando fomentar a produção dos artistas e formar um público cativo que aprecie as diferentes manifestações artísticas. Entre estes projetos estão o “Encontro das Artes”, realizado em Sobradinho em cinco edições mensais em 2009, abrindo espaço para artistas das diferentes áreas. Assim como o projeto “Soma Cultural” realizado em Taguatinga e com diversas edições. O grupo também participa anualmente da Festa Junina promovida pelo Lar dos Velhinhos Bezerra de Meneses em Sobradinho e em 2010 foi contemplado pela Secretaria de Cultura do DF, em edital visando a gravação de seu primeiro CD, com previsão para ser lançado até o fim do ano de 2011.

 

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: