TecTecBaratinha

TecTecBaratinha tem o objetivo de proporcionar ao carnaval de Brasília a proposta híbrida de música carnavalesca com tecnologia interativa, visando a participação do público infantil. As crianças podem participar ativamente do espetáculo com instrumentos virtuais, através de controles wiimote, disponibilizados pela produção do show. Os controles simulam o som de intrumentos musicais, interagindo com a banda ao vivo em tempo real. Aqui considera-se a idéia de “carnaval interativo”, um conceito inovador para medir o potencial dasrelações sociais provocadas pela música. Isto se dá através de um sistema de modulação e de flexibilidade da interface.

Pela interatividade, este sistema envolve um público específico infantil, que, em sua maioria, tem grande interesse pelas novas tecnologias como telefones celular, video-games e computadores. Por isso o show tem caráter lúdico, contem a ideia de jogo, como valor heurístico.

A apresentação, além de ter o objetivo de entreter os foliões, tem caráter educativo,pois aborda os ritmos carnavalescos mais tradicionais, com uma linguagem acessível, buscando ensinar o espectador a tocar aquele ritmo com o seu instrumento.

O show envolve instrumentos reais como baixo, bateria e guitarra, além de instrumentos virtuais simulados como caxixi, pau-de-chuva e berimbau. Nesta proposta, instrumentos reais são utilizados pelo grupo Jenipapo. As outras pessoas presentes, por sua vez, podem participar ativamente do espetáculo com instrumentos virtuais através de controles wiimote.

Roberto Damata (1979) explica que na sociedade brasileira, o carnaval opera como uma reviravolta positiva, esperada, planificada e, por tudo isso, é desejada e necessária em nosso mundo social. O parque da cidade é adequado, física e conceitualmente para esta proposta. O espaço físico contempla a necessidade do projeto, pois o local é utilizado para a brincadeira de criança, uma atividade que é amplamente explorada no TecTecBaratinha.

O sistema que possibilita este tipo de interação foi desenvolvidono Midialab, a partir dos recursos do próprio laboratório.

Advertisements
Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: